17 de março de 2011

Japão país de vencedores

Na última sexta-feira (11), o japão sofreu um tremor de magnitude 8,9. Bairros desapareceram do mapa devido a tsunami, cidades foram completamente destruídas e o pais ainda enfrenta uma situação delicada com uma explosão em uma usina nuclear, fato que foi definido pelo união européia como "apocalíptico", de gravidade 6 em uma escala de 1 à 7.






Mesmo com todos estes desastres acontecendo, o japão ainda sim é um exemplo de organização, preparação e CONSCIENTIZAÇÃO. Os japoneses são vencedores natos, diferentes de nós brasileiros.


Abaixo algumas interpretações comparativas minhas caso o desastre tivesse acontecido aqui ao invés de lá.


Falta de energia devido a falhas na usina 
Japão: Empresas de energia iriam racionar o fornecimento, porém não foi necessário pois as pessoas já estavam racionando. Fábricas PARARAM a produção para economizar energia.

Brasil: Fábricas aumentando a produção antes do racionamento para ter mercadoria estocada e não sair no prejuízo.


Fornecimento de mantimentos para as vítimas
Japão: Cada familia pegando o que precisa de forma organizada e dividindo as sobras.
Brasil: Pessoas se atropelando para conseguir o máximo de mantimentos que possível, mesmo que para isso outras pessoas tenham que ficar sem. 


Reconstrução
Japão: Nada foi feito ainda mas acredito que dentro de 3 anos o país já esteja completamente restabelecido.
Brasil: Depois de ter mais da metade da verba arrecadada desviada para contas de senadores e deputados, começaria a reconstrução das coisas mais importantes para os brasileiros: Estádios e Sambódromos. E as poucas pessoas com consciência que vivem aqui estariam como estão hoje, ainda lutando por educação, saúde e segurança. 


Porque afinar de somos conhecidos apenas por isso não é mesmo? O País do samba e do futebol?


Ps: De quebra ainda teriamos que aguentar pessoas falando que a falta de organização é culpa do governo. A maior parte seria sim, mas, quem elege os governantes?
Ps²: Na inauguração dos novos estádios e sambódromos teríamos um mega show  para as vitimas da tragédia com Ivete Sangalo e derivados e ingressos à preço mínimo de R$200,00.